EM GUARDA: OS PERIGOS QUE AMEAÇAM A FAMÍLIA

INTRODUÇÃO

 

Ao longo da história, o cristianismo sempre esteve presente no seio familiar. Os casamentos são regidos por um ministro cristão; os batismos são eventos familiares muito significativos; as refeições são antecedidas por ações de graça; ir à igreja é por excelência um evento familiar; datas como o Natal e a Páscoa sempre foram motivos de gostosas reuniões familiares, acompanhadas por grandes banquetes; a morte de algum familiar sempre é acompanhada por um culto fúnebre. O cristianismo trouxe para a família uma rotina cheia de significados.    É no seio familiar que as crianças desde tenra idade, aprendem a se socializar e adquirem um conjunto de valores éticos e morais com os quais irão interagir com a sociedade bem como moldá-la. Sendo a sociedade moldada pelos valores da família, consequentemente ela tende a comungar dos valores cristãos. Basicamente essa é a história da formação da sociedade ocidental. A família, em alguns sentidos, mais do que a própria Igreja, foi uma coluna fundamental na formação dos valores da sociedade ocidental.   Porém, há muito tempo, o mundo entrou num processo de desconstrução dos valores que regem a sociedade. Evidentemente, os valores cristãos se toraram o alvo dessa desconstrução e por isso vêm sendo atacados sistematicamente. Obviamente, sendo a família moldada pelos princípios bíblicos, também vem sofrendo ataques cruéis que visam desfigurá-la. Esses ataques podem ser sutis, mas causam profundos problemas.    Assim sendo, precisamos ter consciência dos perigos que se levantam contra nossas famílias para estarmos preparados para enfrentá-lo. Não podemos ser omissos! Nessa aula vamos analisar alguns dos principais inimigos que se levantam contra as famílias e como podemos enfrentá-los:

 

1- CRISE DE AUTORIDADE

É inegável que a sociedade como um todo, vem sofrendo com uma grande crise de autoridade. Hoje, chefes, policiais, professores e até juízes vêm tendo sua autoridade questionada e desafiada cada vez mais. Isso afeta em cheio a família, pois como já vimos, ela é estruturada a partir de uma cadeia hierárquica. O bom funcionamento da família depende dessa hierarquia. Contudo, a crise de autoridade vem destruindo a estrutura hierárquica da família, trazendo grandes malefícios.  Cada vez mais, observamos homens que não exercem sua autoridade. Em muitos casos, a esposa não respeita a posição do marido e passa por cima de sua autoridade. Estamos sempre ouvindo histórias de pais e mães desesperados por não conseguirem mais controlar seus filhos. Infelizmente vemos casos extremos onde os filhos chegam até mesmo a agredir seus pais!

 

 2- DESCONSTRUÇÃO DO MODELO BÍBLICO DE FAMÍLIA 

Como já foi mencionado na introdução dessa aula, o mundo está há muito tempo passando por um processo de desconstrução dos valores cristãos que moldaram a sociedade ocidental. Evidentemente a família sofre grandes ataques. A expressão “desconstrução da família” é proferido hoje em dia sem nenhum constrangimento. Pelo contrário, é uma bandeira que serve a muitos propósitos.

 

 

 

 

3- OS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

A História é dividida em diferentes períodos – Pré-História, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. – Como a História não é estática, antes, está sempre em evolução por meio de variados processos históricos, conforme essas mudanças vão ocorrendo, determinados períodos são caracterizados por alguns aspectos interrelacionados. Por meios dessas características é que cada período é classificado.  O período em que estamos vivendo é o Contemporâneo. Ele se iniciou com a Revolução Francesa em 1789 e se estende até os dias de hoje

 

CONCLUSÃO
 

A família é um projeto santo de Deus que deve ser executado em um mundo sombrio. Muitos são os perigos que a atacam, ora tentando destruí-la, ora tentando desfigurá-la. Mas a família deve resistir, vigiando e zelando por seus princípios. Quando ela consegue viver esses princípios, ela pode ser um reflexo da santidade e da glória de Deus, sendo um importante testemunho dos céus na terra. Por isso, não podemos desanimar!